Agência: Do It
Integrantes: Marcos Ribeiro e Leandro Alves
Cliente: Lobo Tattoo
Período: 08/10/2010
Pesquisa
Para saber quais os fatores de maior relevância para quem deseja fazer uma tatuagem, foi feita uma pesquisa usando o método qualitativo, que nos dá a possibilidade de validar hipóteses e maior acertibilidade.
Foram entrevistadas 30 pessoas, tatuadas e não tatuadas, que responderam a diversas questões.
Para que entrevista ocorresse da forma mais natural possível, entrevistei as pessoas como se estivesse fazendo um brief, sem anotar nada na hora, memorizava as informações e assim que terminava anotava em um papel para que nada fosse perdido. Dessa maneira os entrevistados se sentiram mais à vontade e suas respostas me pareceram mais espontâneas.
A maioria dos entrevistados concorda que o fator preço não é o mais importante na hora de decidir em qual estúdio fará uma tatuagem. De acordo com Marcio dos Santos, 24 anos, pintor automotivo, o resultado final é o mais importante: “qualidade sempre, ter uma tatuagem ruim é como usar uma roupa feia pro resto da vida”. Essa resposta se repetiu com a maioria dos entrevistados.
As referências do estúdio e do tatuador também foram constantemente citados como ponto importante na decisão de compra. De acordo com os entrevistados, conhecer os trabalhos anteriormente realizados pelo estúdio ajuda a se sentirem seguros para escolherem o profissional. Esses referenciais são buscados de diversas formas, pela internet, revistas especializadas e principalmente através de amigos e conhecidos.
Notei que aqueles que não possuem tatuagem priorizam outros quesitos. Para eles, o preço é um fator muito importante seguido pela assepsia. “É só um desenho”, são palavras de Camila, 22 anos, vendedora,que não acha que valha a pena “pagar tanto por um desenho”.
No entanto, percebi que as pessoas que tem o quesito preço como fator decisivo em uma tatuagem, são pessoas sem qualquer informação sobre o trabalho e o mercado das tatuagens. Essas pessoas julgam o trabalho como algo simples e fácil de se fazer e ainda tem um pouco de preconceito sobre o assunto, pois ligam até mesmo o trabalho do tatuador como um ato de marginalidade. Talvez por isso considerem também como fator essencial o atendimento que recebem antes da realização do trabalho.
Outra questão que me ficou clara com a pesquisa é como a tatuagem e vista cada vez mais como forma de marcar algo importante na vida do cliente. Marcio Adriano, 43 anos, enfermeiro, tem um símbolo que representa a liberdade, “fiz essa quando consegui me livrar do álcool, ela me lembra do que eu passei”, reforça o funcionário público que hoje é adepto da tatuagem e já tem em seu corpo mais de seis. Para grande parte dos entrevistados, a tatuagem possui uma representação emocional (mesmo que não esteja diretamente ligada ao significado real do desenho escolhido) para aquela pessoa a ligando a algum sentimento.
Conclusão
- O fator decisivo para a escolha de um estúdio é a qualidade final do trabalho.
- O interessado em fazer uma tatuagem sempre procura saber sobre as referencias do estúdio e do tatuador.
- O consumidor não se importa de pagar o preço justo pelo trabalho, desde que se sinta seguro e satisfeito.
- A tatuagem é constantemente ligada a lembranças e fatores emocionais, sendo estes fortes impulsionadores do consumo.
- Aqueles que não tem ligação com a cultura da tatuagem, se influenciam mais pelo preço e pelo atendimento recebido no estúdio.
- A assepsia é desejo em comum dois dos perfis de entrevistados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário